[Resenha] #GIRLBOSS : Livro x série - Minhas pequenas coisas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

[Resenha] #GIRLBOSS : Livro x série


Título: #GIRLBOSS
Autor: Sophia Amoruso
Editora: Seoman
Ano: 2015
Páginas: 248
CompreAqui
Classificação: 
Sinopse: Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.
     Eu já havia ouvido falar no livro, mas só conheci mesmo depois de assistir a série na Netflix e como gosto muuuuitcho de poder ver as diferenças livro/seriado claro que fui ler. Todo mundo olha e pensa que é uma biografia da vida de Sophia, mas não, e ela gosta de deixar bem claro que seu livro é sobre negócios/ administração.
     A trama é focada em como Sophia conseguiu chegar ao que é hoje em dia através da Nasty Gal, uma loja virtual avaliada em mais de 100 milhões de dólares que começou no eBay. Como a autora mesmo conta, ela sempre teve problemas em focar na escola pois foi diagnosticada com TDAH e faculdade era algo que nunca esteve nos seus planos. Tentava arrumar vários empregos, mas não conseguia ficar nem 2 meses em nenhum deles e estava sempre cometendo pequenos furtos. Porém, o livro não é focado na vida dela e são poucas as coisas que ela conta sobre sua vida, mantendo o foco na parte de como criar e administrar seu negócio.
       Ela mostra como soube fazer o diferencial para que sua loja fosse a mais procurada no eBay, e assim fidelizar clientes e atrair novos. Ela gosta de deixar bem claro que uma boa fotografia sempre foi um dos principais pontos de como ela conseguia captar os consumidores. E é bem legal como ela sozinha, com apenas roupas de brecho e uma conta no Ebay conseguiu construir um império que mudou sua vida e realizar seus sonhos.
     No começo eu achei a narrativa bem gostosa e a leitura estava fluindo, porém começou a ficar chato na parte que parece que tudo girava em torno dela falar para não desistir do sonho e pensar positivo e todo novo capítulo era a mesma coisa e eu comecei a me forçar para terminar a leitura.
        Enfim, é um livro bem legal para quem quer saber mais como construir uma empresa sozinha e conseguir se administrar já que ela da umas dicas bem legal, mas caso contrário não é um livro que seja para passar o tempo.

SÉRIE:


     Já que eu não gostei muito do livro, a série em compensação eu AMEEEEI. Eu adoro essa atriz, mas acho incrível que todas as séries que ela faz acabam canceladas e com Girlboss não foi diferente, apesar que não vejo a necessidade de uma outra temporada já que foi muito bem encerrada e era só para contar como Sophia conseguiu chegar lá.
      O seriado foi inspirado no livro, mas são poucas as coisas do livro que existem na série até porque o livro não tem detalhes e a Netflix teve que readaptar para ter uma trama e ficar cômica, o que conseguiram. E teve até espaço para romance e amizade na série, o que eu super adorei e o modo como Sophia luta para conseguir realizar seu sonho é inspirador assim como sua felicidade quando consegue.
     Outros pontos bem legais foram a trilha sonora que foi um arraso e os figurinos, amava quando ela resgatava roupas em brechós e transformava em peças extremamente vintage que eu ficava louca querendo para mim! As participações especiais também vale destaque, já que temos até RuPaul.


Série: Girlboss
Temporadas: 1
Episódios: 13
Duração: 30 minutos
Status: Cancelada
Paixometro: ✮✮✮✮




E aí, já leram ou assistiram essa? O que acharam?

7 comentários

  1. Gostei muito desse post comparativo. Eu ainda não assisti a série, mas antes de assistir, tenho muito mais vontade de ler o livro, vou coloca-lo na minha lista de futuras leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou dessas que pra ver algo tem que ler o livro antes haha Mas nesse caso (e isso é raro) eu gostei bem mais da série.

      beijinhos

      Excluir
  2. Eu ainda não li o livro e nem vi a série, pois não é meu gênero preferido. Mas achei bem bacana essa comparação e me fez ter certeza que deixarei o livro para lá kkkkkkkk. Mas a série, quem sabe ainda darei uma chance. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li só para poder comparar, porque o livro não me ganhouu hahaha A série é bem bacana e super vale uma chance!

      beijinhos

      Excluir
  3. eu ja assisti a serie e tenho muita curiosidade em ler o livro tbm,sei que ele tem essa abordagem mais administrativa mas que pode ser bem interessante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, confesso que se fosse me aprofundar na história seria pelo livro, ele me fisgou mais que a série!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Eu não li o livro, mas amei a série!! Tem alguns pontos da personalidade de Sophia que eu não gostei, e também da maneira que ela tratava a amiga dela ás vezes. Mas no geral gostei muito da série e fiquei bem chateada por ela ter sido cancelada.
    Uma coisa que eu amava na série era a trilha sonora, e como ela se encaixava com o medo.
    Beeijo e Feliz Ano Novo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir